EDITOR RESPONSÁVEL: JORNALISTA CLOVIS ALMEIDA - MTE/3416 - CE

Governador anuncia concurso para professores e consolida investimentos para Educação

Escrito por Junior Pentecoste. Publicado em Uncategorised

 
Além de autorizar a realização do exame seletivo para 2018, Camilo Santana anunciou liberação de R$ 20 milhões para reforma de escolas, estabilidade para servidores e gratificações voltadas à rede estadual de ensino.
 
Em solenidade realizada no Palácio da Abolição, nesta segunda-feira (9), o governador Camilo Santana anunciou que será realizado novo concurso para professores da rede pública estadual em 2018. Além da novidade, também foi divulgado pelo Governo do Ceará uma série de investimentos em Educação voltados ao magistério, entre reforma de escolas, gratificação para educadores e garantia de estabilidade a servidores concursados.
 
Camilo Santana afirmou que a abertura de vagas para novos professores é essencial dentro do planejamento do Estado voltado à ampliação do número de escolas. O chefe do Executivo autorizou a Secretaria da Educação e a Secretaria de Planejamento e Gestão para que elaborem, conjuntamente, formação de equipe, definição de vagas, dentre outros detalhes, para realização do exame seletivo visando ao próximo ano.
 
“Estamos hoje com as primeiras 74 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Queremos colocar em funcionamento mais 40 no próximo ano, e isso exige mais demanda, mais tempo, mais gente trabalhando, mais investimentos. A nossa meta é chegar ao final de 2018 entre 35 e 38% de todas as escolas do ensino médio do Ceará em tempo integral. Para isso precisamos ampliar o número de professores”, explicou.
 
Acompanharam o governador na cerimônia a vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, o deputado federal Leônidas Cristino, os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Elmano de Freitas, educadores, lideranças municipais e sindicais.

Estabilidade

Durante o evento, Camilo Santana assinou a estabilidade de 2.450 professores concursados, aprovados em exame de 2013. O governador garantiu ainda que, até o final do mês de outubro, todos os professores terão a estabilidade assinada.
 
“Em nome do governo, transmito nossa gratidão e reconhecimento a quem ajuda a transformar a vida de muita gente. Acreditamos que não há outro caminho para se desenvolver a não ser o investimento em educação. Só assim conseguiremos um Ceará melhor, mais pacífico, justo e com oportunidades para a população”, discursou Camilo.
 
Presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo pontuou que os investimentos do Governo do Ceará colaboram para que a carreira de professor possa permanecer em desenvolvimento. “Nós estamos em um estado que rema contra a maré e não dá passo para trás. Temos que ser protagonistas da luta por uma nova e melhor forma de financiamento para a Educação brasileira. E o Governo do Ceará se comprometeu com essa luta”, destacou.
 

Gratificação

Outro ponto de investimento anunciado pelo Governo do Ceará foi a publicação e o pagamento da Gratificação de Desempenho das Escolas Profissionais 2016, além do encaminhamento do Projeto de Lei que cria o Prêmio Foco na Aprendizagem. A premiação será voltada aos professores de escolas que mais se destacam dentro da rede pública estadual.
 
“Vamos premiar sempre os melhores resultados. A gente já faz isso com o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa), com as Escolas de Ensino Fundamental, e resolvemos ampliar esse prêmio para as 50 melhores escolas, diretamente aos professores. É um estímulo e incentivo para os profissionais de sala de aula”, detalhou o governador.

Reformas de escolas

O Governo do Ceará liberou mais R$ 20 milhões para reforma de escolas públicas em todo o Estado. Titular da Seduc, Idilvan Alencar ressaltou que “o governo vai na contramão nacional ao seguir abrindo novos investimentos na Educação”. “Precisamos seguir no ritmo, oferecendo mais estrutura e boas condições. Quem movimenta essa rede estadual são os professores e alunos”, complementou.
 
Camilo Santana lembrou ainda que a meta é terminar 2018 com o total de 100 novas escolas inauguradas dentro do período de quatro anos. “Somos o Estado que mais constrói escolas novas no Brasil”, enfatizou.

Trabalho reconhecido

O diretor da escola estadual Jenny Gomes, Marcos Bezerra, comemorou a sequência de ações do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, voltadas às melhores condições de aprendizado para o aluno e o maior cuidado com a qualidade de trabalho dos educadores. Para ele, é somente assim que se diminui a evasão escolar, torna enriquecedor o ambiente da sala de aula e traz índices positivos para a escola. “É fundamental e decisivo para a Educação no Estado do Ceará escutar do governo todos esses investimentos voltados ao professor, que consequentemente potencializa mais resultados para o aluno e para a rede de ensino. Vamos nos próximos anos ter ainda mais alunos terminando o Ensino Médio, com qualidade, e entrando na universidade”, disse.
 
Ex-secretária da Educação, a vice-governadora Izolda Cela discursou em homenagem aos professores na solenidade. Segundo ela, os profissionais do magistério são os grandes atores na transformação social do País. “Tenho gratidão muito grande aos professores que eu tive. Foram marcas na minha vida. Então eu vibro muito com o que eu vejo acontecendo especialmente nas escolas públicas do Estado. No chão de cada sala de aula acontece a construção do nosso desenvolvimento. Isso é muito bonito. Ver alunos se destacando e professor com os olhos brilhando do lado, juntos empenhados a melhorar o quadro da Educação”, finalizou.
 
André Victor Rodrigues - Reportagem
Carlos Gibaja e Marcos Studart - Fotos
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Gabinete do Governador
 
 

Tags: governo do estado governador camilo santana educação concurso para professores

INTERNET DE QUALIDADE - CLICK NA IMAGEM