Por Miguel Martins
Derrotado nas urnas no pleito deste ano em Fortaleza, o bolsonarista André Fernandes (PL), aos poucos, vem tentando se notabilizar como liderança da oposição na Capital cearense. Deputado federal, o parlamentar, agora, está tentando formar uma chapa oposicionista na Câmara Municipal para, quem sabe, disputar a presidência da Mesa Diretora.
A tarefa não parece ser das mais fáceis, visto o favoritismo de uma candidatura apoiada pelo Poder Executivo, e que a preço de hoje, seria para o Léo Couto (PSB), um dos principais aliados de Evandro Leitão, Elmano de Freitas e Camilo Santana no Legislativo da Capital cearense.
Em publicação feita em suas redes sociais, Fernandes afirmou que não aceitava uma composição com indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e iria tentar formatar uma chapa oposicionista para bater de frente com o eventual nome governista. Ele destacou que os cinco vereadores do Partido Liberal (PL) eleitos para a próxima Legislatura teriam fechado questão com a ideia, mas ainda assim faltam outros nomes para fechar uma possível chapa competitiva.
André Fernandes foi candidato a prefeito de Fortaleza e foi derrotado no segundo turno da campanha. Ele também é presidente do PL da Capital, que elegeu os vereadores Priscila Costa, Bella Carmelo, Julierme Sena, Inspetor Alberto e Marcelo Mendes, todos alinhados com a ideologia bolsonarista.
Além desses, tendem a fazer parte da bancada de oposição os vereadores eleitos pelo União Brasil Márcio Martins e Soldado Noélio, além de Jorge Pinheiro do PSDB. Fernandes tenta atrair para o grupo membros de outras legendas que foram eleitos, mas ainda não se alinharam com a gestão do prefeito Evandro Leitão. Por outro lado, o futuro Governo já se articula para aumentar o tamanho de sua base governista na Casa.
“Se aliar ao PT não é uma opção. Tendo isso como algo inegociável, o PL Fortaleza se posiciona contra a candidatura proposta pelo PT para presidência da Câmara de vereadores. De forma democrática e com o aval dos cinco vereadores eleitos, estamos trabalhando a formação de uma chapa de oposição para disputar a mesa diretora”, publicou André Fernandes nas redes sociais.
O PL de Fernandes, por outro lado, na Câmara Federal faz parte de Mesa Diretora juntamente com nome do PT, enquanto que na Assembleia Legislativa tende a apoiar indicação de aliado do governador Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores, para evitar perder espaços em uma eventual disputa. Aliás, a oposição na Assembleia não constituiria sequer uma chapa para concorrer às vagas.
Veja a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza
Presidente
1º vice-presidente
2º vice-presidente
3ª vice-presidente
1º secretário
2º secretário
3ª secretária
1ª suplente
2º suplente
3ª suplente