EDITOR RESPONSÁVEL: JORNALISTA CLOVIS ALMEIDA - MTE/3416 - CE

VERGONHA E REVOLTA, é o sentimento de uma Vereadora de Oposição no Legislativo de Paramoti - CE

Escrito por Junior Pentecoste Ligado . Publicado em Ceará

 
Muitas dificuldades para receber, ler e aprovar os requerimentos da Vereadora Andréa Barreto e também dos demais parlamentares da bancada de oposição. Parece haver um forte complô entre os vereadores da Mesa Diretora que são formados exclusivamente por vereadores da base aliada ao prefeito, isso, para não aprovar matérias que sejam de interesse da fiscalização ou cobranças relacionadas aos fatos errados no município.

Porque será que raramente aprovam os requerimentos e matérias da bancada de oposição?

Só para lembrar, seis (06) requerimentos da Vereadora de Oposição, Andréa Barreto foram desaprovados na data desta sexta feira 07 de abril, todos cobrando ações e respostas sobre as irregularidades em diversos setores no município. 
 

Existem várias denúncias...

Uma dessas denúncias é em relação ao sumiço de motores e caixa de marcha de veículos oficiais do município. Existe o caso de uma ambulância modelo S10, que se encontra em uma oficina mecânica em Fortaleza, praticamente abandonada e coberta de poeira, mas vale ressaltar, que esse veículo encontra-se em perfeito estado de funcionamento e até “pegando na chave” e que poderia estar no município fazendo o transporte de pacientes.
 
Ainda bem que o Requerimento nº 101/2017 da vereadora Andréa Barreto, solicitando que seja enviado Ofício a Delegacia de Polícia Regional em Canindé, requerendo a presença da perícia criminalista para comparecer ao Município de Paramoti, com o objetivo de vistoriar os veículos escolares de placas HVO-9984, HVF-5237, Um Troller e Veículos que se encontram abandonados no Estádio Municipal de Paramoti. Esta solicitação se fazendo necessária, em virtude de denúncias veiculadas na internet de que vários veículos públicos do Município de Paramoti estão sendo depenados, motor e caixa de marcha, sem que a Administração Municipal tome qualquer providência, como prova através do Ofício nº 005/2017, datado em 16 de janeiro de 2017, dirigido a Secretaria de Administração Municipal. Documento protocolado em 04.04.2017.
 
 
Vale ressaltar que foram colocadas várias dificuldades e contestações por parte da presidente do legislativo, Claudia Cruz, para que esse requerimento não fosse colocado para votação. Mas por fim e com muita dificuldade, acabou sendo aprovado, e contou com o voto favorável do vereador Junior Sampaio que passou para a base aliada.
 
Tamanha é a cara de pau da presidente do legislativo em tom de ameaça para a Vereadora Andréa, em dizer que vai criar a Comissão de Ética da Câmara, para coibir abusos e fazer o devido cumprimento do Regime Interno. Se criarem essa Comissão, acredito que ela deva ser a primeira a ser cassada. Essa referida vereadora Claudia Cruz, que está na presidência da Câmara, descumpriu a Lei da Acessibilidade (Lei Federal), matéria publicada aqui no Junior Pentecoste e com grande repercussão (leia aqui). Descumpriu também o Regimento Interno e a Constituição Federal, no ato da constituição das Comissões Permanentes, que não usou a proporcionalidade, não usou a indicação de partidos ou de bancadas e também não fez a devida votação. São membros das referidas Comissões, somente os quatro vereadores que pertencem à base aliada (confira aqui).
 
Os vereadores de oposição sempre cobraram, mas esbarram na bancada da base aliada, que é a maioria e isso, dificulta as fiscalizações e os resultados satisfatórios em prol da coletividade e da transparência. Fizemos uma matéria em 1º de março sobre a falta de merenda e transporte escolar, necessidade de retelhamento e a falta de cadeiras em algumas escolas, principais problemas apresentados na educação, após os inícios das aulas no município de Paramoti (leia aqui).
 
Tem o caso de vereador Antonio Erivaldo que saiu da base aliada, renunciou do cargo de 2º secretário, pois não concordava com algumas atitudes de grupo, que são contra os seus princípios e propósitos perante o povo de Paramoti, principalmente aos seus eleitores, atitudes em sua opinião, incompatíveis da própria Mesa Diretora, que por sinal, é formada somente com parlamentares da base aliada ao prefeito, (matéria aqui). Tem também o caso do vereador que era forte oposição e hoje (07/abril) se declarou ser da base aliada ao prefeito (dizem na cidade que foi comprado), até votou a favor do requerimento da oposição solicitando a polícia no município para o caso dos veículos.

Vejam como essa Câmara Municipal é dinâmica...

Em 10 de março, o nobre Vereador Junior Sampaio (vídeo abaixo), na época era da oposição e hoje é da base aliada ao prefeito, disse que o parlamentar deve fiscalizar e fez duras reivindicações, cobrando responsabilidade da Administração, “Não se admite mais, três meses sem transporte e sem merenda escolar e os pais dos alunos estão cobrando providências”.
Fala também em alto e bom tom, que a vereadora Cláudia (presidente da Câmara), que na mesma tribuna, sempre criticou a administração anterior e que o “papai” (prefeito atual da mesma linha e grupo da administração anterior) chegou e está ao lado do prefeito...  “A senhora como aliada e amiga da família Feijó, represente do povo de Paramoti, pois a senhora também foi eleita e criticou bastante a gestão do Samuel (prefeito da gestão passada) e hoje vira as costas para o povo de Paramoti”.
Disse também que muitos eleitores votaram no atual prefeito, mas que hoje estão revoltados por que até agora nada foi feito, alguns dizem que votaram no prefeito em troca de empregos (o nobre vereador diz que tem como provar). Essas afirmações e outras podem ser confirmadas no vídeo abaixo. Esse jovem parlamentar, hoje é da base aliada ao prefeito... 
 
 
O nobre vereador Chico Sucan, diz que toda semana tem que reivindicar cobrar e bater na mesma tecla, sobre algumas questões no município, diz que essa atitude, se torna chato por ser repetitivo, pois sempre que cobra, as respostas são sempre com as mesmas promessas que não são cumpridas...
 
Até cita um ditado que diz: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” ( Perguntamos: Será que o nobre acredita que isso possa acontecer na Câmara Municipal de Paramoti, nesta gestão?).

Retrata ainda que tem muita coisa que precisa mudar nesta gestão, tanto do Executivo, bem como no Legislativo. 

Mais uma vez cobra o transporte escolar em algumas localidades do município e diz que tem muito mais coisas para ser resolvidas no município, mas ainda não resolveram nem as antigas que já eram para ter sido resolvidas, que dirá os novos problemas...
 
Relata ainda que uma equipe de jovens que integram a quadrilha junina Flor do Cangaço foi pedir apoio a Secretária de Educação para poderem representar o município em eventos e a importante secretária nem atenção deu... Falou que os jovens também procuraram o prefeito e o mesmo, mandou procurar outros meios, pois não tinha dinheiro. Mas o que chamou atenção, foi que ainda acontecia a Sessão na Câmara, quando chegou um auxiliar do prefeito, e disse através do líder do prefeito, que o mesmo estava aguardando os jovens para conversar sobre o referido apoio e ainda disse que não tinha sido procurado. 

Tá vendo como vale a pena cobrar?

Projeto de autoria do Vereador Chico Sucan, relacionado à Agricultura Familiar, também foi desaprovado através de recomendação da prefeitura e o que chamou a atenção do experiente parlamentar, foi o relatório da Comissão formada por três vereadores da base aliada ao prefeito, um parecer desfavorável, sem nenhum conhecimento de causa e nem aprofundamento sobre a matéria.
 
É muita "coisa" nesta gestão, eu só acredito, por que eu mesmo sou testemunha, pois se me contassem, eu não acreditaria e muito menos escrevia.
 
Em uma determinada sessão ordinária, um vereador disse a seguinte frase:
 
"Aqui nós vemos a falta de planejamento e a falta de capacidade administrativa de uma forma brutal" (Chico Sucam)
 
Confira um pequeno vídeo do vereador Chico Sucan.
 

Tags: Ceará câmara dos vereadores município de paramoti revolta vergonha

INTERNET DE QUALIDADE - CLICK NA IMAGEM