EDITOR RESPONSÁVEL: JORNALISTA CLOVIS ALMEIDA - MTE/3416 - CE

Mais um caso de notícia falsa em Fortaleza invade as redes sociais

Escrito por Junior Pentecoste Ligado . Publicado em Jurídico

 
Especialista em direito digital adverte sobre as consequências jurídicas do compartilhamento de mentiras na internet. A recente onda de ataques aos coletivos de Fortaleza também revelou uma triste faceta da utilização das redes sociais: a proliferação de notícias falsas. Pouca gente sabe que a prática poda acarretar consequências perigosas e também em multas para quem curte e compartilha a notícia, mesmo acreditando que se trata da "verdade". 
 
Para o advogado especializado em direito digital, Renato Cruz, da CHC Advocacia, a lei considera o ato de propagar notícias falsas um crime. "Aconselho que as pessoas persigam a veracidade dos fatos antes de propagar qualquer notícia nas suas redes sociais. Importante checar quais são as fontes dessas notícias e evitar propagar isso porque eventualmente terá de pagar uma indenização. O que não sai barato. E até mesmo, ter de responder por crimes de injúria, calúnia ou difamação", explica o especialista.
 
De acordo a especialista Priscilla Amaral Peixoto, também da CHC Advocacia, é possível encontrar a pessoa que gerou a informação, assim como todas as demais que participaram da cadeia de compartilhamento, com o auxílio da inteligência da polícia civil, e do próprio facebook. "Após determinação judicial,  é possível ter acesso aos IP’s dos responsáveis. O IP é o número que o computador recebe para que possa enviar e receber dados na internet, também permitindo localizá-lo geograficamente”, informa a advogada. 

Campanha no Ceará

Renato Cruz e Priscilla Peixoto são advogados sócios da CHC Advocacia. O escritório foi pioneiro no Ceará em criar recentemente a campanha "Mentiras na Internet", que visa esclarecer o público em geral sobre as consequências jurídicas de curtir, compartilhar e promover mentiras na internet. A CHC utiliza suas redes sociais para divulgar a campanha. 
 
Advogados sócios da CHC Advocacia:
Assessoria de imprensa
Ilo Santiago Jr. (85) 99988.1144

Tags: Ceará jurídico redes sociais internet direito digital notícias falsas crime cibernético Fortaleza - Ceará

INTERNET DE QUALIDADE - CLICK NA IMAGEM