FURTO DE VEÍCULOS - Ex-fuzileiro chefe de quadrilha é capturado


Segundo a Polícia, o acusado furtava veículos que estavam estacionados em um supermercado

O ex-fuzileiro da Marinha do Brasil, Francisco José Lima Saraiva, 30, foi preso por inspetores da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos Cargas (DRFVC), acusado de furtos de veículos. Os crimes, de acordo com as investigações da Polícia Civil, eram cometidos nos estacionamentos de uma rede de supermercados no Montese e em Parangaba.
Francisco José Lima Saraiva foi preso por inspetores da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas quanto tentava vender um automóvel FOTO: DIVULGAÇÃO

O titular da DRFVC, delegado Dionísio Amaral, informou que os crimes começaram a ser investigados em junho deste ano, quando os responsáveis pela rede de supermercado foram àquela Especializada com imagens das ações criminosas.

ComparsasDe acordo com Amaral, o ex-fuzileiro naval chegava aos estabelecimentos no Astra de cor vinho e placas HXS-6917, sempre acompanhado de dois comparsas. Francisco José sempre guiava o veículo e ficava dentro dele, enquanto os cúmplices agiam.

Segundo a Polícia, os suspeitos não atentaram para o fato de haver câmeras de segurança no local. As imagens revelam com clareza as fisionomias dos ladrões. Uma das gravações mostra com nitidez Francisco José saindo do local do crime conduzindo o Astra, enquanto o comparsa sai em outro. A falta de atenção dos acusados facilitou a identificação pela Polícia.
O delegado Dionísio Amaral afirmou que a atuação do ex-fuzileiro em Fortaleza era alvo de investigações da Especializada há quatro meses FOTO: KID JÚNIOR

Francisco José foi preso, ontem, depois que um cidadão foi abordado pelos inspetores da DRFVC, quando fazia um teste no veículo do acusado. O homem estava no bairro Bela Vista, perto da casa de Francisco.

"Ele ia vender o carro legalmente. É provável que ele já desconfiasse que poderia ser identificado por causa do veículo e por isso queria se livrar", disse Dionísio Amaral, ressaltando que o cidadão compraria de boa fé.

Na casa de Francisco José, foram encontrados um revólver calibre 38, niquelado e de cano reforçado; uma pistola 380 e 64 munições. O ex-fuzileiro naval recebeu voz de prisão em flagrante por posse ilegal de armas e munição.

Parte das munições eram calibre 38 super, que é de uso restrito das forças policiais. O delegado Dionísio Amaral revelou que Francisco José já foi preso anteriormente por corrupção de menores, após ser flagrado com um adolescente dentro do Astra. O garoto assumiu ser o dono da arma encontrada no interior do veículo e respondeu por esse ato infracional.

"Ele pensou que ia se livrar de um processo, mas foi autuado por corromper menores", salientou o titular da DRFVC. Ao prestar depoimento na Especializada, o ex-fuzileiro naval confessou ter participado dos furtos. Ele disse ainda que comercializava os veículos.

Dionísio Amaral disse que as equipes da Especializada estão à procura dos comparsas de Francisco José Saraiva. "Recebi informações de que eles estão presos, mas ainda não consegui confirmação", ressaltou o delegado, acrescentando que as investigações também prosseguem para localizar o receptador.

Ações
O delegado ressaltou que as operações de combate a quadrilhas de ladrões de veículos serão intensificadas. Segundo Amaral, após seguidas ações contra bandos de assaltantes de roubos de cargas, as atenção da DRFVC serão os grupos especializados em roubos e furtos de veículos.

FERNANDO BARBOSA
REPÓRTER
Postagem Anterior Próxima Postagem