14/11/2012 - Quarta
O ex-presidente Lula parte amanhã para a África do Sul, em roteiro de viagem que também inclui Moçambique, Etiópia e Índia
No dia 16 de novembro, na África do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia um roteiro que inclui quatro países em dois continentes. A viagem estava programada para acontecer em 2011, mas foi adiada devido ao tratamento do ex-presidente contra o câncer.
Na viagem, Lula encontrará chefes de Estado e de governo, jovens, dirigentes sindicais, lideranças populares e empresários, em reuniões com foco na cooperação em políticas públicas e ampliação das relações internacionais do Brasil, especialmente com a África, que estão entre os objetivos do Instituto Lula. O ex-presidente retorna para São Bernardo do Campo no dia 24 de novembro.
Na África do Sul, Lula se encontrará com o presidente Jacob Zuma, com dirigentes da principal central sindical do país, a Cosatu, e terá um encontro com representantes da juventude sul-africana, organizado pela Fundação Steve Biko. Lula também fará uma palestra para empresários buscando incentivar a ampliação das crescentes relações comerciais entre Brasil e África do Sul.
Nos contatos com os chefes de Estado, e particularmente em sua visita à sede da União Africana, na Etiópia, Lula tratará também do grande encontro que será organizado pela FAO, em parceria com a União Africana, que acontecerá em 4 e 5 de março de 2013, em Adis Abeba. O evento tem apoio do Instituto Lula e terá como tema a coordenação das ações de combate à fome na África. O ex-presidente irá reforçar para seus interlocutores a importância da iniciativa.
Outros temas da viagem de Lula serão a atual crise econômica mundial, a cooperação e troca de experiências a partir das bem-sucedidas políticas sociais brasileiras, o desenvolvimento sustentável e a promoção da paz.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Encontro com o presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma
Palestra para empresários
Sábado, 17 de novembro de 2012
Encontro com jovens sul-africanos na Fundação Steve Biko
Encontro com dirigentes da Cosatu (Congresso dos Sindicatos Sul-africanas) na sede da entidade