Ônibus tomba na BR 020 em Canindé

O coletivo vinha de Boa Viagem e tombou no km 304, por volta das 8h40min. Há pelo menos 18 mortos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, que vinha de Boa Viagem, tombou na manhã deste domingo, 18, por volta das 8h40, no quilômetro 304 da BR-020, município de Canindé. Em último balanço, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fala em 18 mortos.

Durante todo o dia, as informações sobre os mortos foram desencontradas, variando de 18 a 26. De acordo com a PRF, além dos 18 mortos confirmados, várias pessoas ficaram feridas. Equipes de socorro e dois helicópteros foram enviados ao local e uma parte da BR-020 ficou interditada. Ao todo, 41 pessoas estavam no ônibus que fazia a linha Boa Viagem- Fortaleza, que saiu às 7horas.

O motorista do ônibus, que sofreu lesões leves, informou aos policiais que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e tombou. Em depoimento à delegacia Regional de Canindé, ele reafirmou a versão.

Ainda segundo a PRF, o teste etilômetro do motorista do ônibus deu negativo. corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Canindé e alguns estão no Hospital São Francisco, também em Canindé. Onze feridos mais graves foram levados para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. Algumas vítimas foram de helicóptero e outras em ambulância. Toda a região está mobilizada para ajudar as vítimas e familiares.

Os passageiros que sofreram ferimentos leves estão sendo atendidos na UPA de Canindé. A maioria das pessoas era de Boa Viagem. Duas crianças estavam entre os passageiros e não sofreram ferimentos, entre elas um bebê de oito meses. Ainda segundo a PRF, policiais de folga que moram na cidade foram convocados para reforçar a operação do acidente.

FOTO: EVILÁZIO BEZERRA
A Defensoria Pública do Estado do Ceará informou que os familiares das vítimas do acidente de ônibus, em Canindé, serão atendidas pelo defensor público Régis Gonçalves Pinheiro, supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas. Ele foi ao município para realizar medidas administrativas e providências jurídicas.

“Se for o caso, vamos realizar uma ação civil pública para garantir o Direito Reparatório das vítimas, como seguro e indenizações”, informou o órgão. Outros familiares com interesse no atendimento podem procurar o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, localizado na avenida Pinto Bandeira, 1111, no bairro Luciano Cavalcante, em  Fortaleza.

Em nota, a Viação Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente com o ônibus que fazia a linha Boa Viagem-Fortaleza. Informou também que a empresa toma todas "as providências necessárias para ao atendimento dos passageiros e familiares".

IJF
Os pacientes atendidos no IJF foram identificados como: Francisco Elson Nascimento Saraiva, João Vieira Sobrinho, Raimundo Barbosa, João Nunes da Silva, Cristiane de Souza Paulino, Maria Inês Moreira Santos, José Ribamar Lima de Oliveira, Maria Vera Lúcia, Francisco Douglas Sousa Uchoa, Rita do Nascimento e Hilda Inácio dos Santos. Dos 11 pacientes, três foram socorridos para o hospital de helicóptero, conforme a assessoria do hospital. Os outros vieram pela ambulância do Samu.

Ainda segundo o IJF, todos os pacientes estão sendo avaliados pela equipe de plantão. As vítimas sofreram fraturas expostas e a maioria será submetida a procedimento cirúrgico.

Prefeitura
O prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino (PT), publicou uma nota de pesar na página da Prefeitura do Facebook. De acordo com a nota, foi disponibilizado imediatamente o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica.

A nota da Prefeitura, na íntegra:
“O Prefeito Municipal de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, manifesta seu profundo pesar pelo grave acidente ocorrido esta manhã com o ônibus da viação Princesa dos Inhamuns. Na urgência de socorrer as vítimas, a Prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal para garantirem a segurança no local. Agradecemos também ao SAMU, polícias civil e militar, além de populares, pela ajuda voluntária.

Manifestamos ainda nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Que Deus e S. Francisco tragam-lhes o conforto espiritual”.

Redação O Povo Online

VAMOS NESSA: NÃO COMPARTILHEI AS IMAGENS DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE COM O ÔNIBUS EM CANINDÉ, EM RESPEITO AOS FAMILIARES E AMIGOS DAS VITIMAS. AGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TOD@S!!!
Postagem Anterior Próxima Postagem