O equipamento foi inaugurado nesta quinta (29) pelo governador Camilo Santana. Ele pertence a um pacote de investimentos em educação, que prevê a construção de 54 CEIs. Imagem: Marcos Studart |
Juntamente com a vice-governadora Izolda Cela e o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, o governador inaugurou mais um Centro de Educação Infantil (CEI), contemplando o pacote de investimentos lançado em 2015 para a construção de 54 espaços educacionais com o mesmo padrão. O CEI Dinorah Aragão conta com quatro salas de aula, podendo atender até 208 alunos, obtidos com investimentos no valor de R$ 1,1 milhão, oriundo do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município, para construir, mobiliar e equipar o novo espaço educacional.
Para a dona de casa Francisca Maria de Sousa Costa, de 36 anos – mãe da pequena Rayssa -, a emoção era enorme em poder ver a inauguração do CEI e matricular a filha em uma escola equipada com laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. “Eu nunca tive a oportunidade de colocar meus outros dois filhos em uma creche como essa. Acho muito importante poder dar atenção às crianças, principalmente, as mais carentes da região. Eu agradeço a todos que puderam por em prática este sonho. Agora, terei mais tempo, inclusive, para fazer algo que possa dar mais estrutura para minha família”, contou Francisca.
Segundo o secretário Maurício Holanda, de Educação, o Centro é a garantia de trazer mais oportunidades tanto para as crianças como para os pais. “Este equipamento é um esforço do Governo do Estado em manter a melhoria, além de estender as oportunidades de educação para as nossas crianças cearenses. Por isso, sinto-me com uma sensação de alegria em ver a inauguração deste belíssimo equipamento que não fica devendo a nenhuma escola particular. Vemos uma demonstração clara do Governo do Estado em dar importância de trazer um serviço da melhor qualidade para as pessoas que mais precisam, como adiantou o governador. Além disso, vemos também o cuidado e esforço de melhorar, cada dia mais um pouco, a educação do nosso Estado”, destacou o secretário.
Os recursos do CEI são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Outros 65 Centros estão assegurados para as crianças cearenses. Até agora, a gestão estadual autorizou as obras dos Centros de Educação Infantil de Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Acopiara, Camocim, Cedro, Salitre, nas localidades de Dom Expedito e José Euclides, em Sobral, Granja, Orós, Jaguaribe, Tejuçuoca e Morrinhos. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.
Após a entrega do equipamento, o governador Camilo Santana também prestigiou a inauguração da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral. Segundo ele, “não há outro caminho para mudarmos o mundo, senão pela educação. Venho com orgulho ver a inauguração desse complexo, pois são ações como essas que fazem crescer ainda mais o nosso Estado. Através da educação, podemos sonhar, ser mais, alcançar ainda mais”, salientou o executivo estadual.
Estiveram presentes ainda na inauguração, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; deputado federal Leônidas Cristino; deputado estadual Ivo Gomes; prefeitos, secretários municipais e vereadores da região, além de diretores, coordenadores, professores e alunos da rede pública de ensino. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado