Lembre-se que você pode usar e abusar da sua criatividade na hora de rechear, podendo fazer com vários sabores. O modo de fazer, você confere o passo a passo no vídeo abaixo.
Pizzaiolo Paulo Simão.
Receita da Massa:
- 1kg de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal
- 1 de sopa de fermento (Biológico seco instantâneo)
- 500 ml de água (temperatura ambiente)
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- Manjericão (opcional)
Recheio da Borda:
- Requeijão
Recheio de Mussarela:
- Molho de tomate
- Mussarela
- Tomate fatiado
- Orégano desidratado
Recheio de Calabresa:
- Molho de tomate
- Mussarela
- Calabresa
- Cebola fatiada
- Orégano desidratado
Recheio Banana com Canela
- Creme de leite
- Leite condensado
- Mussarela
- Banana fatiada
- Canela
- Açúcar
Recheio de Marguerita:
- Molho de tomate
- Manjericão
- Mussarela
- Tomate fatiado
- Orégano desidratado
Modo de fazer, passo a passo:
Dicas de farinha de Trigo
Farinha tipo 00
Essa é a farinha mais refinada e, por isso, praticamente não contém vitaminas e minerais. É muito usada na Itália, mas ainda é difícil de ser encontrada no Brasil. A farinha 00 é perfeita para fabricação de pães e pizzas, pois possui muita umidade e glúten, o que deixa a massa mais elástica e macia. Por outro lado, não é boa para bolos, biscoitos e itens de confeitaria — a tendência é que o glúten deixe esse tipo de massa muito pesada.
Farinha tipo 0
Essa categoria é encontrada nos mercados do país com mais facilidade e, por isso, é muito usada na indústria de pães e em pizzarias, por também ser muito rica em glúten. É menos refinada que a farinha tipo 00. Em alguns estabelecimentos, opta-se por misturar a farinha tipo 00 e tipo 0 no preparo de massas de pizzas.
Farinha tipo 1
A farinha tipo 1 é a mais encontrada nos supermercados, aparecendo também nas versões especiais e com fermento. É a farinha que normalmente usamos no cotidiano. Também tem glúten em boa quantidade e é adequada para o dia a dia.
Farinha tipo 2
Quase sem nenhum refinamento, a farinha tipo 2 é extraída da camada mais externa do grão do trigo. Tem coloração levemente amarelada e absorve menos água. É ideal para preparar biscoitos, cookies e outros alimentos que não necessitam de maciez e elasticidade. A única farinha menos refinada que a tipo 2 é a integral.