Mesmo tendo perdido espaço para o panetone, a Rabanada é feita em diversos estados, sendo o nordeste o maior consumidor. O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta do auxílio que esse doce natalino dava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido para as grávidas. A Rabanada, também conhecida como fatia dourada ou fatia de ovo, é um doce de pão de trigo em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas ou assadas. As Rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil.
A Rabanada nasceu dentro de um contexto de reaproveitamento do pão, um ingrediente sagrado para os católicos por representar o corpo de cristo. "Então, era o costume não se jogar o pão fora, e se algum pedaço for desperdiçado deverá ser beijado, verdadeira reverência ao sagrado", rege a história dessa iguaria natalina.
INGREDIENTES:
- - 10 PÃES AMANHECIDOS.
- - 3 OVOS INTEIROS;
- - 3 COLHERES DE SOPA DE LEITE.
- - 1 CAIXA DE LEITE CONDENSADO;
- - 2 XICARAS DE LEITE;
- - 2 COLHERES DE SOPA DE LEITE EM PO.
- - 1 XICARA DE AÇUCAR;
- - 4 COLHETES DE SOPA DE CANELA EM PÓ.
- - UNTAR ASSADEIRA COM BASTANTE MARGARINA OU MANTEIGA, PARA NÃO GRUDAR.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita de Rabanada para o nosso país, mas existem outras versões dessa delícia pelo mundo, como a french toast (Estados Unidos), o pain perdu (França) e o eggy bread (Inglaterra).
Quer controlar as calorias na ceia de Natal? Faça Rabanada de forno e evite as frituras sem medo, porque as Rabanadas ficam deliciosas de qualquer maneira, né?!
Fazer a sua Rabanada com leite condensado é uma boa forma de deixá-la mais docinha e deliciosa, mas preste atenção na hora de adicionar o leite condensado ao leite senão pode ficar enjoativo.
Para deixar o processo de fazer Rabanada fácil, deixe tudo organizado: as fatias cortadas, o refratário com leite, o refratário com ovos e o óleo. Dessa forma, você consegue se organizar na cozinha e não se perder na ordem de preparo!
Não pode faltar Rabanada no Natal, né?