Nutricionista explica que consumir alguns alimentos, pode deixar o corpo mais forte e o que comer em caso de contaminação pelos vírus; confira também dica de chá para aumentar a imunidade
Em meio ao aumento dos casos de gripe e de Coronavirus, a relação da nossa saúde com a alimentação está cada vez mais em debate. Mas, será que existe algum alimento que pode ajudar nosso corpo nesses casos? É claro que não há um alimento perfeito, que evite as doenças, mas alguns podem nos ajudar a passar por esse momento com o corpo mais fortalecido.
Para te auxiliar, a nutricionista Carol Sessa fala um pouco dessa relação e dá sugestões sobre o que consumir nesse período, além da dica de um chá de gengibre que pode ajudar o seu corpo.
“Nossa imunidade tem bastante relação com a saúde intestinal, então, o que comemos tem muita influência nela. Alguns alimentos podem atuar positivamente no nosso corpo e consequentemente ajudar na nossa imunidade e também na nossa recuperação”, explica a nutricionista.
Para quem está gripado, resfriado ou com Covid-19, a profissional faz sua recomendação: “Aposte em alimentos naturais, não faça dietas restritas, abuse das frutas e alimentos in natura, como verduras, legumes, castanhas; além da hidratação adequada sendo pelo menos 35 mililitros de água por quilo”.
“Confie nas especiarias e alimentos naturais: a cúrcuma, o mel, o gengibre e o própolis podem ser ótimos aliados”, completa Carol.
Confira mais dicas da nutricionista:
- Consuma carboidratos saudáveis
O consumo adequado de carboidratos é fundamental para aumentar a imunidade. Mas é preciso ter atenção para o tipo correto: “Consuma carboidratos do bem, que são aqueles ricos em fibras e nutrientes, como os tubérculos, as frutas, o mel, os legumes, os cereais e os alimentos integrais em geral como arroz integral, pão integral, farinhas integrais”, explica Sessa.
“O excesso de carboidratos refinados tem efeito contrário e pode prejudicar nossa saúde no geral, inclusive a imunidade. São aqueles vindos de biscoitos, pães, torradas, doces e guloseimas em geral - na maioria das vezes, ultraprocessados e pobres em nutrientes. Por isso, não faça dietas restritas agora. Invista nos carboidratos do bem e evite ao máximo os alimentos ultraprocessados.”
- Coma frutas regularmente
Ricas em vitaminas, antioxidantes, fibras e nutrientes, as frutas também são boas aliadas para ajudar seu corpo: “O ideal é consumir de 3 a 5 porções por dia, variando os tipos. E nesse período, vale a pena dar atenção às frutas fontes de vitamina C, como a laranja, a goiaba, acerola, kiwi e o limão. Se você tem dificuldade de consumir fruta in natura, pode ser o suco natural, consumido sem açúcar e sem adoçante. E não se preocupe, que essas 3 a 5 frutas não te farão ganhar peso”.
- Tenha uma boa qualidade de sono
Carol também conta que o sono pode ser um grande aliado para ajudar seu corpo nesse período onde manter sua imunidade alta é ainda mais importante. “Se está com dificuldades, tente pensar em algumas formas de relaxar: deixe o celular de lado pelo menos 1 hora antes de dormir, tome chás calmantes como camomila, erva doce, melissa, maracujá à noite. Faça refeições mais leves e evite carne vermelha e excesso de gordura na última refeição do dia. Deixar o quarto sempre escuro também ajuda muito”.
- Pratique atividade física
A prática de atividades física, aliada à uma boa alimentação, também pode ajudar seu corpo quando o assunto é imunidade. Sessa explica que além de ajudar seu corpo a combater o vírus, ela auxilia reduzindo o stress: “Escolha uma atividade que te traga prazer e tente praticar com mais frequência do que você faz hoje. Se não faz, tente fazer pelo menos um dia na semana e aumente aos poucos, até conseguir fazer pelo menos 30 minutos por dia”.
Para dar aquela força no seu corpo, a nutricionista ensina como fazer chá de gengibre para ajudar o seu corpo em casos de gripes e resfriados.
Por Rafaela Gozzer Receitas Globo