Em duas temporadas, UOL Investigativo, traz em formato narrativo o podcast apresentado pela jornalista Juliana Dal Piva, aspectos não revelados do envolvimento direto de Jair Bolsonaro em esquema de corrupção, vale a pena assistir.
- Primeira temporada com "A vida Secreta de Jair!
- Segunda temporada, "Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro"
Se você perdeu a 1ª fase das investigações do UOL Investiga "A Vida Secreta de Jair", segue abaixo:
PRIMEIRA TEMPORADA: A VIDA SECRETA DE JAIR
Neste primeiro episódio do podcast "UOL Investiga - A vida Secreta de Jair" apresenta o início do escândalo da movimentação financeira do policial Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro. Mais que atingir o filho, o caso faz eclodir vários aspectos do passado do presidente Jair Bolsonaro e de sua família.
No segundo episódio conta a história da união de Jair Bolsonaro com Ana Cristina Siqueira Valle. E como ela é peça-chave para entender as origens do esquema ilegal de devolução de salários nos gabinetes da família Bolsonaro.
Neste terceiro episódio retrata como o policial Fabrício Queiroz assume um papel fundamental junto ao clã e os gabinetes após o fim do casamento de Jair Bolsonaro com Ana Cristina Siqueira Valle. Também revela como eram os bastidores, brigas e o relacionamento da família Queiroz com o presidente Jair Bolsonaro.
O quarto e último episódio conecta todas as histórias da família Bolsonaro e do esquema ilegal de devolução de salários nos gabinetes. O programa traz bastidores da prisão de Fabrício Queiroz e um resumo das provas contra ele e Flávio Bolsonaro. Também revela o que se descobriu para conectar o presidente Jair Bolsonaro diretamente ao esquema.
Em três reportagens publicadas na coluna da jornalista Juliana Dal Piva, o UOL revela gravações que indicam que Jair Bolsonaro participava diretamente da rachadinha: nome popular para uma prática que configura o crime de peculato (mau uso de dinheiro público). O conteúdo também aparece podcast “UOL Investiga - A Vida Secreta de Jair”, que será lançado na terça-feira (06/07) no UOL, no Youtube e em todos os distribuidores de podcast.
SEGUNDA TEMPORADA: POLÍCIA BANDIDA E O CLÃ BOLSONARO
“UOL Investiga - Polícia Bandida e o Clã Bolsonaro” fala da relação da família Bolsonaro com agentes das forças de segurança que se tornaram milicianos e usaram seu treinamento para cometer crimes. Traz ainda detalhes da relação da família Bolsonaro com Adriano Nóbrega, ex-policial militar morto em 2020 e apontado como chefe de assassinos de aluguel –Jair e Flávio inclusive fizeram visitas ao ex-capitão na prisão. Esta temporada tem também a história completa do roubo de uma moto do presidente em 1995, crime que mobilizou parte da polícia do Rio e simboliza vários problemas da segurança pública.
No primeiro episódio da segunda temporada do podcast “UOL Investiga”, a jornalista Juliana Dal Piva revela como a família Bolsonaro já condecorou 75 policiais homenageados desde 2001 que responderam a processos criminais, principalmente por homicídios. De cada dez pessoas que Flávio e Carlos Bolsonaro homenagearam, uma respondeu a processo criminal na Justiça.
No segundo episódio retrata duas visitas na cadeia do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e de seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao ex-capitão do Bope Adriano Nóbrega, entre 2004 e 2005, enquanto este estava preso sob a acusação de assassinato. Em 2019, Nóbrega foi apontado como líder de um grupo de matadores de aluguel chamado Escritório do Crime e foi denunciado por participar de uma milícia em Rio das Pedras (RJ).
No terceiro episódio mostra como a família Bolsonaro ignorava as denúncias dos crimes de policiais durante a CPI das milícias. Flávio e Carlos condecoraram 16 policiais denunciados como integrantes de organizações criminosas. Ao mesmo tempo, o ex-capitão do Bope Adriano Nóbrega crescia no mundo do crime.
No quarto episódio neste episódio, traz a história completa sobre um assalto sofrido por Jair Bolsonaro em 1995, quando criminosos levaram sua arma e moto no Rio de Janeiro. O episódio, que mobilizou parte da polícia do Rio, simboliza muitos problemas da segurança pública. O primeiro deles é a conivência entre os traficantes de drogas e a polícia. E a investigação sobre os responsáveis por esse caso também demonstra como o estado trata as pessoas de modo diferente.
Episódio bônus, com atualizações da primeira temporada, “A Vida Secreta de Jair”. A jornalista Juliana conta o que aconteceu após as revelações da primeira temporada e como estão as investigações sobre o clã Bolsonaro por conta da rachadinha, esquema ilegal de entrega de salários de assessores, ainda revela cartas de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro, escritas em 2007, em que ela fala de dinheiro, de bens e da briga por Carlos Bolsonaro.