Neutralidade é covardia na luta da Democracia X Fascismo
A Democracia não é um caminho fácil, exato ou previsível, mas é o único caminho. Ela é uma construção coletiva dos que acreditam nas liberdades, nos direitos, que acreditam na paz, no desenvolvimento, na dignidade da pessoa humana, no emprego, no fim da fome, na redução das desigualdades, na prevalência da educação, na garantia de saúde de todos os brasileiros, e dos que realmente acreditam em cidadania e na soberania popular.
A população brasileira, tem o livre arbítrio de querer resolver a eleição para presidente ainda no 1º turno, pelo menos é o que está sendo demonstrado através da intenção de voto nas pesquisas realizadas por diversos institutos, além da experiência de grandes políticos, autoridades e personalidades do nosso país, da América e do Mundo, sim senhor, nós somos a bola da vez.
O candidato que tem a possibilidade de ganhar as eleições para presidente nestas condições, não pode desprezar essa hipótese em nenhum momento de combater o fascismo, e esse grupo de extremistas armados e abusados, que se acham os donos deste país, que se acham donos dos nossos símbolos, fazendo de nossa Bandeira do Brasil um instrumento de identificação da extrema direita. Tem que realmente aproveitar a oportunidade sem vaidade, sem soberba, com isso também diminuir o cansaço físico e emocional, a saúde que fica abalada em alguns aspectos, existem também os estresses da campanha, aborrecimentos e problemas de todas as formas, o lado monetário em bancar uma campanha majoritária, que é bem alto principalmente nesta atual conjuntura de crise econômica e financeira, ou seja, é muita coisa envolvida.
Se as pesquisas apontam que determinado candidato pode ganhar as eleições para presidente ainda no 1º turno, isso é a vontade popular, o povo já está de saco cheio de tantas mentiras, fake news até do que não existe, enroladas, mortes, corrupção, negacionismo, fascismo, extremismo, omissão, ameaças, estupidez, fome, desigualdade, enfim; são muitas coisas ruins, tem que ter um basta, e o pior, ainda tem gente que se faz de cego para não ver.
Simplesmente eu discordo do candidato presidenciável do PDT, quando diz: “quem quer ganhar no 1º turno é autoritário e covarde”; agora eu pergunto: "se o nobre postulante ao Palácio do Planalto estivesse nessa condição de ganhar no 1º turno, seria autoritarismo e covardia? Vamos deixar de hipocrisia, Vossa Excelência está dizendo que vai ganhar em 1º turno, mas os números apontam que não passa de 1 dígito, está congelado igualmente ao seu “pinguim” no Ceará, e isso em reta final de campanha. Muito pelo contrário senhor Ciro Gomes, tem que aproveitar a autonomia e a serenidade do eleitor (usando das suas palavras), ao contrário do que Vossa Excelência pensa, o povo realmente quer logo escolher o seu presidente no primeiro turno.
Se vamos falar em autoritarismo e covardia, eu vou mais além, uma virtude negativa expressada por Vossa Excelência quando se diz inteligente, mas acaba usando uma estratégia errada quando ataca adversários, ao invés de apresentar seus projetos e as soluções para os problemas sociais e econômicos do Brasil, esse autoritarismo e covardia que o candidato se refere, acaba se sobrepondo como uma “capa” quando a inveja, o despeito, a raiva, o rancor ou o ódio aflora claramente diante de enfrentar um candidato como Lula, é quando o nobre candidato do PDT perde a razão, o senso comum e começa os ataques desnecessários, absurdos, inconvenientes e que causam até incompreensão por parte da comunidade internacional, pois os de “casa” já estão acostumados com essa sua postura radical e autoritária.
Neutralidade é uma evidência de fraqueza. Lagos Kossuth
Autoritarismo e covardia, foi comprar uma passagem para Paris após o primeiro turno das eleições de 2018, fugindo as responsabilidades de liderar seu grupo e lutar contra o fascismo, de manter as rédeas da nossa democracia, o respeito pela nossa soberania, mas não, o ego falou mais alto, o rancor deve ter doido pelos cotovelos (posso dizer que ajudaste a eleger o cara que hoje está no Executivo Federal), e hoje o senhor transformou isso em ódio principalmente ao PT, por achar que deveria ser o candidato da esquerda, do PT e ter Lula como padrinho de campanha.
Autoritarismo e covardia, é conclamar a neutralidade do partido e correligionários se o seu interesse pessoal de ser presidente estiver fora da corrida presidencial, é não pensar na coletividade, é não se importar com a nação, com as instituições, com a dignidade dos brasileiros, com a soberania do país e o respeito internacional, é não se importar em combater a fome, as desigualdades, é não defender os direitos e as liberdades, manter a neutralidade é ainda dar chance ao fascismo, ao negacionismo, é virar as costas para quase 700 mil mortes vítimas da Covi-19 por apenas defender seu projeto pessoal de ser presidente.
Ciro, vou te fazer uma pergunta:
- Ser vice presidente, está fora de cogitação, ou é humilhação para você?
Seja coletivo, seja povo, seja Brasil se realmente tem um projeto para os brasileiros, projeto pessoal neste momento NÃO, a nação está pedindo socorro.
Assuma o protagonismo de defender essa nação, dê as mãos, seja humilde, “amanhã” tu podes ser o “cara”, basta ter jogo de cintura e parar de bater desnecessariamente, se não fosse cabeça quente, teria vaga em qualquer equipe política, não podemos tirar o mérito de sua “inteligência” e o quanto serviu esse país como ministro, governador, é um verdadeiro líder político, tem reconhecimento nacional, mas não está sabendo usar isso de forma positiva, só quer pensar alto, pensa logo no último degrau..., isso não é política. Muito dos seus eleitores estão te abandonando, sua assessoria não te comunica que você está perdendo gente? Você não observa o comportamento no Brasil de políticos e ex-aliados seus que pedem voto em Lula, políticos do PDT, sim, do PDT DE LEONEL BRIZOLA que estão abertamente debandando e apoiando Lula, um dirigente do PDT recentemente te abandonou para declarar apoio ao Lula (isso não é traição, é consenso, é agir pela razão), até no Ceará estão apoiando Elmano, ou não quer enxergar que por sua atitude autoritária todo mundo se espalhou, a debandada foi até com seus irmãos, não posso deixar de mencionar que membros e ex-integrantes do PDT lançaram manifesto contra a sua candidatura Ciro Gomes.
Não posso deixar de enaltecer o quanto CID GOMES fez e faz pelo Ceará, como se dedicou, é um baita político que hoje está “parado”, “recuado”, por culpa de quem; minha? Claro que não!
Esse seu papo de colocar a viola no saco e se afastar da política se não for eleito presidente, isso é balela, sabe que pisaste na bola, mas a soberba e o orgulho não te deixam fazer esse reconhecimento. No Ceará, se o Wagner ganhar o Palácio da Abolição, o mérito é todo seu, tem conhecimento disso? Pois é meu irmão, pura realidade, ponha a mão na consciência e reconheça, essa sua atitude pode levar Bolsonaro ao 2º turno, e dar chance do fascismo de manchar nossa democracia, nos levar ao golpe e permitir a impunidade e a perpetuação dos extremistas no poder. Não podemos dar chance, temos que combater o fascismo o quanto antes, aproveite esse momento e acrescente mais linhas positivas em sua biografia, comece a consertar a eleição no Ceará, meta a cara e resolva o que você mesmo bagunçou, você tem condição de refazer isso, mostre essa virtude, junte todo o grupo, chame o Camilo, Izolda, Cid, Ivo, Elmano, RC, prefeitos, deputados, lideranças, e todos sentados em um lugar para montar um arrastão para enfrentar o candidato do fascismo no Ceará. Bora, me chame que eu também vou.
Ainda há uma enorme chance de se resolver isso, levantar a cabeça nunca foi motivo de derrota, pelo contrário, é uma virtude de poucos homens sábios, reconhecer que errou (o Cid falou para o PT fazer uma mea-culpa, faça agora você) e tente ajudar o Ceará e o Brasil enquanto dá tempo. Experimenta fazer isso, garanto que o resultado será satisfatório para você, muita gente te admira em todo o país, Vossa Excelência ainda tem que contribuir muito com as políticas públicas para o Ceará e esse maravilhoso Brasil.
Eu no seu lugar, arriscava, o resultado positivo é imediato, não custa nada tentar e, aproveita para guardar o saco da viola para outra oportunidade.
Não se esqueça que a paciência é um dos traços que definem os grandes líderes políticos.
Abraços!