Para que serve o colágeno? Nutricionista explica e fala quais alimentos levam a proteína. Entenda por que a gelatina vendida em mercados não é indicada
O colágeno ajuda a melhorar a elasticidade da pele
"Pele de bebê, cheia de colágeno". Provavelmente você já deve ter escutado muito essa frase, não é mesmo? E, sim, a medida que a gente envelhece, o corpo passa a produzi-lo menos.
Mas, afinal, o que é colágeno e por que ele é importante? Segundo a nutricionista Beatriz Blois, é uma proteína, produzida naturalmente pelo nosso organismo, que mantém as células unidas e firmes, ajudando a prevenir o envelhecimento, as rugas e até as famosas "linhas de expressão". Mas não é só isso.
"O colágeno atua na manutenção da barreira intestinal, contribui com a estrutura dos vasos sanguíneos e também participa da formação das cartilagens e dos ligamentos presentes nas articulações, facilitando o deslizamento dos ossos e evitando, assim, o desgaste do sistema esquelético", detalha.
Perda de colágeno X envelhecimento
É comprovado que, quando envelhecemos, o corpo passa a produzir menos colágeno. Beatriz conta que fatores relacionados ao estilo de vida podem acelerar esse processo. "Por exemplo, a radiação ultravioleta, o sedentarismo, o consumo de álcool, o tabagismo, o estresse, a poluição e, claro, a alimentação."
Em alguns casos, a suplementação pode ser necessária. Ela ressalta que isso precisa ser feito com orientação de um nutricionista, para definir a quantidade a ser consumida, além de ajudar na construção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Alimentos ricos em colágeno
Peixe, ovo, amendoim são alguns ingredientes ricos em colágeno — Foto 📷: Shutterstock
Além da produção natural do organismo, o colágeno pode ser encontrado em vários alimentos, como peixes, carne vermelha, frango e ovos, principalmente na clara, rica em uma substância chamada prolina. Beatriz lista outros nutrientes que auxiliam na absorção e na produção da proteína.
"Fontes de vitamina C (laranja, limão, abacaxi, goiaba, morango), zinco (carne vermelha, amendoim, frutos do mar, leguminosas), selênio (castanha-do-pará, semente de girassol, feijão, cereais) e silício (cereais integrais, banana, manga)."
E sabe qual alimento também é rico em colágeno? A gelatina. Mas não aquela industrializada, vendida em supermercados. "[Elas] são super-ricas em açúcar, corantes, adoçantes e a quantidade de colágeno delas é insignificante. Nutricionalmente falando, não é interessante consumi-las", afirma Beatriz.
Ela indica a produção de gelatina caseira, feita com ágar-ágar e alga marinha, encontradas em lojas de produtos naturais. Confira a receita abaixo!
Gelatina caseira, feita com ágar-ágar — Foto 📷: Shutterstock
Ingredientes
Gelatina caseira
- 500 mililitros de água
- 1 colher de sopa de ágar-ágar
- Frutas ou suco de frutas
Modo de Preparo
Gelatina caseira
- Misture 500 mililitros de água com 1 colher de sopa de ágar-ágar no fogo até diluir o produto.
- Adicione à mistura o suco ou as frutas batidas com água.
- Leve à geladeira e pronto