Órgão sinaliza chuvas expressivas com volumes acumulados superiores a 100 milímetros
Escrito por Redação
Pancadas de chuva podem ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, segundo Inmet. Foto: Alex Costa/SVM
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de "chuvas volumosas" para praticamente toda a região Nordeste até a manhã da próxima sexta-feira (26).
Segundo o aviso, as chuvas mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados do Ceará, Bahia e Piauí, com volumes acumulados superiores a 100 milímetros (mm).
VEJA TAMBÉM
- ITA Fortaleza: veja projeto divulgado pela Força Aérea de nova unidade no CE
- Avanço do mar na Praia da Peroba ameaça 20 imóveis; Espigão será construído
- Incêndio no Parque do Cocó é controlado e equipes seguirão no local para evitar novos focos
Pela previsão do órgão, isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Mapa mostra o acumulado de chuvas previsto para o Nordeste. Foto: Divulgação Inmet
UMIDADE DO SOLO
Apesar da possibilidade de causar transtornos, ainda conforme o Inmet, a chuva registrada será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado na última semana, especialmente no semiárido. "Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água", destaca o instituto.