Partido alega que os parlamentares não obedeceram ao rito de uma resolução nacional, já que os pedidos de desfiliação não foram submetidos ao "prévio crivo da executiva nacional"
Por Beatriz Irineu, beatriz.irineu@svm.com.br PONTOPODER
Executiva do PDT. Foto: Bruno Leite / SVM
A direção do PDT Ceará anulou, nesta quinta-feira (25), as cartas de anuências cedidas aos deputados aliados do senador Cid Gomes (sem partido). Em 8 de novembro de 2023, a Executiva do partido no Ceará havia aprovado o pedido dos parlamentares.
"O atual Presidente afirmou que o Diretório Estadual, quando presidido pelo Senador Cid Gomes, tinha prévia e plena ciência das regras internas para a expedição de Cartas de Anuência de desfiliação, porém não encaminhou quaisquer eventuais pedidos de anuência de desfiliação à Executiva Nacional, e por conseguinte, por óbvio, não houve a instauração de qualquer processo administrativo de apuração dos fatos e nem a homologação das ditas Cartas de Anuência pela Executiva Nacional", diz a ata da reunião.
Caso os deputados decidam se filiar a outros partidos, o PDT poderá entrar na Justiça Eleitoral e pedir o mandato dos parlamentares.
Após disputa interna entre o grupo ligado a Cid e o grupo ligado a Ciro Gomes, uma comissão provisória foi instaurada na direção do PDT no Ceará, no último 10 de janeiro, presidida por Flávio Torres.
VEJA LISTA DE DEPUTADOS QUE TIVERAM CARTA DE ANUÊNCIA ANULADA
- Salmito Filho
- Antônio Granja
- Sérgio Aguiar
- Romeu Aldigueri
- Oriel Filho
- Marcos Sobreira
- Lia Gomes
- Jeová Mota
- Helaine Coelho
- Guilherme Landim
- Guilherme Bismarck
- Osmar Baquit
- Bruno Pedrosa
- Tin Gomes