Elmano não incorporou acordo dos procuradores sobre a lista tríplice para o cargo da PGJ do CE
O novo procurador-geral de Justiça do Ceará (PGJ), Haley de Carvalho, foi empossado na noite desta sexta-feira (5), após desencontros em relação à indicação do governador Elmano de Freitas (PT) pela lista tríplice. O mandatário marcou presença na cerimônia e fez elogios ao PGJ que assume o posto pelos próximos dois anos.
Questionado sobre como fica o clima entre o Executivo e o Ministério Público do Ceará (MPCE) após a resolução do impasse, Elmano foi enfático:
(A presença de várias autoridades no evento) demonstra uma capacidade grande de termos uma relação respeitosa e harmoniosa entre os entes, entre os poderes, isso é o mais importante. Nós temos aqui o momento da posse do novo PGJ, que mostra em suas palavras muito equilíbrio, muita sensatez para buscar o Ministério Público unificado, compromissado com causas sociais, compromissado em fazer o Ministério Público ainda mais atuante, mais forte, e evidentemente nós vamos procurar colaborar, respeitando a autonomia do Ministério Público e colaborando para que possa ser realmente fortalecido
ELMANO DE FREITAS
Governador do Ceará
VEJA TAMBÉM
- 'A demanda por Justiça, transparência e integridade nunca foi tão urgente', diz novo PGJ do Ceará
- Escolha do chefe do Ministério Público gera saia-justa entre governador e promotores
Após a eleição interna para a PGJ, um imbróglio se estabeleceu no processo. Isso, porque, antes mesmo da votação, os candidatos acordaram uma mobilização pela indicação do primeiro colocado no pleito, que foi Eneas Romero. Contudo, o trato não foi absorvido por Elmano, que decidiu indicar o segundo colocado na lista tríplice elaborada, que foi Harley de Carvalho.
Segundo o governador, foram realizadas "conversas" para resolver esse desencontro e chegar à indicação adequada. "Tive que receber as informações e tomar a decisão, e a decisão que me pareceu mais adequada para esse momento era essa", afirmou.