Dois grupos disputam o comando. A maioria é dos que devem deixar a Legenda
Por Inácio Aguiar, inacio.aguiar@svm.com.br
OPINIÃO
Desde o início da legislatura, em fevereiro do ano passado, o PDT passa por esse impasse político na Assembleia. Foto: Kid Júnior
Deputados estaduais do PDT na Assembleia Legislativa estão vivendo uma situação inusitada em meio aos debates sobre a renovação das lideranças e o novo momento político da legenda. Após o racha na eleição de 2022, que continua tendo repercussões, a disputa agora é pela liderança da bancada.
A querela divide dois grupos. Um é formado por quatro parlamentares que fazem oposição ao governo Elmano de Freitas (PT). O outro tem nove deputados e integra a base de apoio na Casa.
VEJA TAMBÉM
Diante dos últimos movimentos, a única coisa que impede os parlamentares governistas de deixarem a legenda é a questão legal, o risco de perda dos mandatos. O PDT já recorreu à Justiça contra as cartas de anuências concedidas anteriormente, ainda sob comando de Cid Gomes, hoje filiado ao PSB.
O impasse interno, então, é o seguinte: o grupo majoritário, de nove deputados, não quer permanecer no partido, mas tem maioria para fazer a indicação de Guilherme Landim para o posto de representação partidária.
Já o grupo de oposição ao governo, que está alinhado à direção partidária local, não tem maioria na bancada para indicar as lideranças.
Pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a indicação das bancadas é feita pelos deputados estaduais. Já as diretrizes internas do PDT determinam que haja um acordo entre o comando partidário e a bancada.
Já houve tentativa de acordo, mas sem sucesso. nesta terça-feira (20), o grupo que tem maioria indicou Guilherme Landim novamente para a liderança.
No próximo dia 23, sexta-feira, haverá nova busca de consenso, que parece cada vez mais distante. Os dois lados querem usar a questão como moeda de troca. O caso deve ir parar na Justiça, acreditam os próprios deputados.
Lista de deputados do PDT
Próximos ao governo
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Marcos Sobreira
- Romeu Aldigueri
- Sérgio Aguiar
- Antônio Granja
- Lia Gomes
- Bruno Pedrosa
- Guilherme Bismarck
Opositores
- Cláudio Pinho
- Antônio Henrique
- Queiroz Filho
- Lucinildo Frota