Unidade funcionará com seis médicos, três enfermeiros, oito técnicos e receberá pacientes 24h. Capacidade é para 200 atendimentos diários
📷: Divulgação/MS
O Ministério da Saúde inicia os atendimentos no hospital de campanha de Porto Alegre nesta terça-feira (14), às 19h. A estrutura funcionará 100% com recursos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
O hospital vai contar com seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos. A unidade receberá pacientes 24h e tem capacidade para 200 atendimentos diários.
Com a abertura do hospital, o Ministério da Saúde passa a operar dois hospitais de campanha, levando em consideração o que já está instalado em Canoas. Além destes, um está em fase de montagem em São Leopoldo, distante 40 quilômetros da capital. Outra estrutura será instalada em cidade a ser definida.
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, ressaltou a importância da atuação da Força Nacional do SUS e do GHC na operacionalização dos quatro hospitais de campanha pertencentes ao Ministério da Saúde.
“Estamos, desde o início da operação, trabalhando para ampliar e manter a rede de assistência no Rio Grande do Sul. Esse é mais um importante passo do trabalho que tem sido desenvolvido diuturnamente no estado. Nosso foco é que toda a população tenha assistência disponível”, comenta.
Atendimentos
Entre 5 de maio, início da operação, e esta segunda-feira (13) foram realizados 1.779 atendimentos pelas equipes da Força Nacional do SUS. Somente o hospital de campanha de Canoas realizou 1.176 atendimentos. As equipes volantes receberam 575 pessoas. Houve, ainda, 68 atendimentos psicossociais e 28 remoções aéreas.
Otávio Augusto
Leia também:
- Ministério da Saúde já enviou R$1,5 bilhão para unidades de saúde no RS – Dado foi divulgado pelo COE na manhã da segunda-feira (13/05). Recursos da saúde atendem a 246 unidades locais.