PT nacional confirma apoio à reeleição de Roberto Pessoa na Prefeitura de Maracanaú
Além de Maracanaú, o PT homologou a situação de outros 25 municípios com mais de 100 mil habitantes, entre eles, Juazeiro do Norte
Por Ingrid Campos, ingrid.campos@svm.com.br
Julio Cesar Filho (PT) e Roberto Pessoa (União). Foto: Divulgação/Alece e Ismael Soares
A Executiva Nacional do PT referendou, nesta segunda-feira (10), posição do diretório municipal de Maracanaú e homologou apoio à pré-candidatura de Roberto Pessoa (União) à reeleição na Prefeitura. O caso era objeto de desacordo entre a ala local que defendia a recondução do prefeito e a que preferia a investida do deputado estadual petista Julio Cesar Filho ao Executivo. Na disputa na instância municipal, em março deste ano, o primeiro grupo venceu.
A análise na Executiva Nacional foi adiada algumas vezes por diversos motivos. O assunto devia ter sido avaliado na última segunda-feira (3), mas foi postergado devido a um problema de agenda da presidente do PT nacional, a deputada federal Gleisi Hoffmann.
"A direção municipal fica autorizada a concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação dos nomes para concorrer aos cargos de vices e eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da Federação e para o cumprimento da cota de gênero", apontou o documento da resolução nesta segunda.
Além de Maracanaú, o PT homologou a situação de outros 25 municípios com mais de 100 mil habitantes, entre eles, Juazeiro do Norte. A cidade caririense terá Fernando Santana como representante da legenda na disputa pela Prefeitura, que vai ocorrer apenas em primeiro turno. Isso porque o eleitorado ficou ligeiramente abaixo do contingente de 200 mil, após o período de alistamento eleitoral.
Segundo membro da Executiva, a reunião foi rápida e seguiu postura comum a outros casos. É raro que haja divergência entre instâncias menores do partido e a esfera nacional, mas o deputado ainda pode recorrer da decisão no diretório nacional.
O deputado comentou a decisão, recebida com "cabeça erguida", pelas redes sociais. "Lutei até a última instância representando um grupo que, assim como eu, acredita em uma mudança consistente para o nosso município. Tenho sido o maior defensor, uma voz altiva por uma nova realidade para os maracanauenses", disse.
"Continuarei trabalhando pela população da minha terra natal e por todo o Ceará. Não ando sozinho. Por isso, conversarei com o governador Elmano, o ministro da Educação, Camilo Santana e meu grupo político no município para traçar os próximos passos. A política se constrói no coletivo e como parlamentar, há quatro mandatos, seguirei trabalhando para levar sempre o melhor para o meu Maracanaú e para meu Ceará", completou a nota.