Convenção do PDT oficializa Sarto além de muitos ataques

Ciro tenta romper isolamento em Fortaleza e alça Sarto à reeleição com ataques ao PT: 'Quadrilha, gente corrupta'

Mesmo com a máquina municipal, candidato do PDT ficará com menos tempo de propaganda do que os concorrentes do União Brasil, do PL e do PT

Sarto é confirmado como candidato a reeleição em Fortaleza — Foto: Reprodução

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), foi confirmado neste domingo como candidato à reeleição. O evento, foi marcada por críticas ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O discurso mais inflamado partiu de Ciro Gomes, ex-governador e ex-presidenciável, que classificou o PT como "quadrilha" e "organização criminosa" e disse que Lula se aproveita da "gratidão do cearense".

Ciro buscou afastar do prefeito a responsabilidade pelos resultados ruins na segurança pública de Fortaleza e disse que a área é de responsabilidade do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do governo federal, comandado por Lula.

– (A segurança é) O maior flagelo de Fortaleza hoje, para quem não tem uma pedra no coração, não vive nos gabinetes poderosos da quadrilha em que se transformou o PT do Ceará, roubam em todas as oportunidades que têm para roubar, mentem explorando a boa vontade do povo. De quem é a responsabilidade, por ordem da Constituição brasileira, sobre a questão da segurança pública? A prefeitura pode prender gente? A prefeitura tem Ministério Público para acusar um bandido? A prefeitura tem presídio para trancafiar um bandido? A prefeitura tem juiz para julgar um bandido? Nada disso é tarefa da prefeitura. Essa é uma responsabilidade, mandada pela lei, do governo do estado e do governo federal.

Sarto foi confirmado como candidato em meio a um cenário fragmentado em Fortaleza. Após o rompimento entre PT e PDT no Ceará, o prefeito perdeu os maiores partidos de sua base, que agora irão apoiar o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT).

Mesmo sendo prefeito e com a máquina municipal na mão, Sarto deverá ter apenas o quarto maior tempo de propaganda, atrás de Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL) e de Evandro.

Além do PDT, Sarto terá em sua coligação a federação PSDB-Cidadania e os partidos Avante, PRD, Agir, Mobiliza, DC, PRTB e PMB. O candidato a vice será o atual vice-prefeito Élcio Batista (PSDB).

Já o PT terá em sua aliança o PSD, PSB, MDB, Republicanos, Podemos, Solidariedade, MDB e PP, o que vai garantir o maior tempo de propaganda na disputa a Evandro. A candidatura a vice ainda não está definida, mas é reivindicada pelo PSD e pelo PSB.

Na mesma linha das falas de Ciro, o prefeito citou a segurança e associou os resultados ruins aos governos do PT. Sarto também prometeu armar a guarda municipal.

– Para compensar a incompetência deles em proteger o povo dos bandidos, nós aqui tivemos que trabalhar dobrado. Estamos contratando mil guardas municipais, estamos capacitando e treinando nossa guarda e vamos armá-la – declarou.

– Fortaleza vai dizer não a desordem, vai dizer não ao extremismo, vai dizer não a incompetência e covardia. Vivemos em uma cidade, que graças ao seu talento e a força do seu povo, nunca se rendeu às dificuldades – completou o prefeito.

Ataques

Em seu discurso, Ciro criticou o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana. Sem apresentar provas, ele deu a entender que o petista fortaleceu as facções criminosas quando era gestor estadual.

– Hoje, por obra do seu Camilo Santana, todos os presídios do Ceará foram divididos para as facções criminosas.

Sem citar o nome de Evandro, Ciro mostrou preocupação com a candidatura do petista. O ex-governador afirmou que Lula tem força na cidade e pode conseguir impulsionar seu aliado na disputa.

O presidente da República vai para Fortaleza no próximo sábado participar da convenção do PT na cidade.

– Para ameaça grave do nosso destino nós vamos enfrentar adversários extraordinariamente perigosos. Não é porque o candidato da organização criminosa petista tenha qualquer qualidade para governar bem nossa cidade, não tem. É que aqui existe muita gente que quer bem ao Lula. Acho natural isso, apesar de não gostar, hoje no nosso estado tem mais gente recebendo Bolsa Família do que gente trabalhando com carteira assinada.

O pedetista citou a disputa pelo governo do Ceará em 2022, quando o PT ganhou no primeiro turno e disse que Lula "se aproveita" do eleitor cearense.

– Daqui a pouco vocês vão ver, vai chegar o Lula, como fez com o Elmano, ninguém conhecia o Elmano, tinha sido candidato a prefeito de Caucaia, tirou o quarto lugar, mas aproveitando o bem querer do nosso povo, aproveitando a gratidão, que é um grande virtude do povo do Ceará, o Lula vem aqui e sem saber nem quem é Elmano, promete um Ceará cada vez mais forte. Sabe o que está acontecendo? O Ceará está sendo destruído.

Criticas duras

O evento de convenção foi concentrado em ataques a adversários. Além das críticas de Ciro ao PT, o prefeito Sarto fez apontamentos em direção aos pré-candidatos à Prefeitura como Capitão Wagner (União), Evandro Leitão (PT) e outras figuras.

Já na reta final de seu discurso, o prefeito ponderou que a população precisa “cobrar aquilo que é responsabilidade do governo do PT”. Ele avaliou que o Estado enfrenta, atualmente, “um colapso na segurança pública”. “Os homicídios explodiram, as chacinas se repetem, as facções criminosas aterrorizam as famílias e a população, isso é inaceitável”, disse.

Em seguida, acusou o pré-candidato do PT, Evandro Leitão, de “sabotar a CPI do Narcotráfico alegando ter medo”. “Hoje, se nega a entregar o vídeo da sessão que testemunhou sua covardia”, disse. O pedetista se referia à articulação dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para implementar, em 2018, uma investigação sobre o narcotráfico no Estado. À época, Evandro era líder do Governo na Casa.

“O gabinete do prefeito não é lugar de covarde, o gabinete do prefeito exige posição, o gabinete do prefeito não tolera omissão, subserviência, e como esse governo do PT não é capaz de cuidar do Ceará, jamais será capaz de cuidar de Fortaleza”

José Sarto (PDT)

Prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição

Logo após descer do palanque, em conversa com a imprensa, Sarto ainda ironizou o anúncio de que o presidente Lula (PT) estará na convenção de Evandro.

"Vou revisitar as três últimas eleições. O Lula, semideus do Olimpo, na primeira eleição do Roberto, veio e perdeu, na reeleição do Roberto, veio e perdeu, na minha, apoiou e perdeu. Bem-vindo, Lula, mas vai perder de novo, vai ser tetra" 

José Sarto (PDT)

Prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição

O presidente interino do PDT e líder da Maioria na Câmara dos Deputados, André Figueiredo, também criticou a vinda do presidente, tendo em vista que o partido brizolista integra o arco de alianças petista a nível nacional.

"Fortaleza não é prioridade só do Ceará, não, é do Brasil, e quem está na presidência tem que respeitar o PDT, que é parceiro no Governo Federal. Tem que respeitar onde tem nosso principal candidato, não abriremos mão disso", frisou Figueiredo.

Adversários

Durante o evento, Sarto ainda pediu que a população esteja em alerta contra “oportunistas e extremistas que assolam” a cidade. “O Capitão do motins, pelo visto, não se cansa de perder eleição e está indo para mais uma. Agora, ele somou ao seu currículo de desordem uma passagem desastrosa pela Secretaria da Saúde de Maracanaú. E, ao seu lado, desponta também mais um filho de Bolsonaro, dessa vez é um extremista que demonstra em seu vídeo que conhece mais a anatomia humana que os bairros de Fortaleza”, completou.

Na série de críticas aos adversários, o pedetista fez referência à atuação de Capitão Wagner nos motins das forças de Segurança Pública Estadual. Opositores apontam o pré-candidato do União Brasil como liderança ou um dos principais influenciadores dos atos de insubordinação dos agentes.

“Fortaleza vai dizer não à desordem, vai dizer não ao extremismo, vai dizer não à incompetência e à covardia, vivemos numa cidade que graças ao seu talento, à força do seu povo, nunca se rendeu às dificuldades” 

José Sarto (PDT)

Prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição

O ex-prefeito Roberto Cláudio também endureceu as críticas aos adversários que irão enfrentar o prefeito nas eleições de outubro.

Sem citar nomes, o pedetista disse que vai enfrentar uma turma que "tem marcado sua trajetória pela trairagem".

"E olha não é a trairagem com os políticos e a política porque essa o povo não tá muito preocupado não. É uma trairagem com o povo de prometer, de fazer o marketing bonito, de criar frases de efeito e depois se lixar pra violência, pro descaso da saúde e pro dia a dia da agenda do povo", discursou.

Roberto Cláudio participou da convenção do PDT ao lado do ex-ministro Ciro Gomes, do vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), do presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo, e demais aliados.

'Demagogia'

O presidente do PDT Fortaleza declarou ainda que os adversários que enfrentarão na campanha eleitoral da Capital adotam discursos "demagógicos" enquanto outros estão em busca de "poder".

"A gente tem que cuidar porque essa turma só está atrás de mais poder, e tem outras candidaturas também marcadas pela demagogia, pela superficialidade, por um tipo de lacração descomprometida com a vida do povo", afirmou.

Postagem Anterior Próxima Postagem