Após nova pesquisa Ideia, Capitão Wagner se mantém na liderança em Fortaleza, mas distância para Sarto recua em média do Rali

Aliados de Bolsonaro e Lula, André Fernandes e Evandro Leitão aparecem em seguida, mostra agregador do GLOBO em pareceria com Instituto Locomotiva

Por O Globo — Rio de Janeiro

André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT), pré-candidatos em Fortaleza — Foto: Divulgação

Após os resultados da nova pesquisa do Instituto Ideia para a corrida de Fortaleza, divulgados no sábado, o ex-deputado federal Capitão Wagner se mantém na liderança na eleição da capital cearense, segundo o agregador de pesquisas Rali, iniciativa do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva. O candidato do União Brasil, porém, tem vantagem menor sobre os rivais na comparação com a semana passada. 
Agora, Capitão Wagner tem 29,5% das intenções de voto na média dos levantamentos (eram 30%). Já o atual prefeito, José Sarto (PDT), avançou de 22,5% para 23,1% no resultado agregado.

O deputado federal André Fernandes (PL), nome do do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), aliado do presidente Lula, seguem no segundo pelotão, com médias de 16% e 12,2% das intenções de voto, respectivamente. Ambos tiveram oscilações positivas na comparação com a última semana. O bolsonarista somava 15,2% no resultado agregado, contra 10,3% do petista.

O Rali apresenta o panorama das intenções de voto divulgadas por seis empresas e institutos de pesquisa com relevância nacional. No caso de Fortaleza, já foram divulgadas pesquisas recentes dos institutos Datafolha, Quaest e Ideia. Ipec, Atlas e Ipespe ainda não fizeram levantamentos sobre a disputa na capital.
A metodologia do agregador, elaborada a partir da experiência do Locomotiva no setor de pesquisas, considera diferentes fatores para calcular o total agregado de intenções de voto dos candidatos. De um lado, pesa o tamanho da amostra e o quão recente é um resultado. Do outro, são levados em conta o histórico de atuação dos institutos e sua cobertura nos diferentes estados nas últimas três eleições.

Resultados da pesquisa Ideia

Na pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pelo Grupo Jangadeiro, Capitão Wagner apareceu com 31% das intenções de voto, contra 24% de Sarto. Já Fernandes soma 16% e aparece tecnicamente empatado na terceira posição com Evandro Leitão, que marca 14%. A margem de erro da pesquisa, feita por telefone entre 26 e 30 de agosto, é de três pontos percentuais. Foram ouvidos 1.000 eleitores de Fortaleza.

O senador Eduardo Girão (Novo) somou 3% das intenções de voto, e os demais candidatos marcaram menos de 1%. As intenções de voto em branco ou nulo chegam a 5%, enquanto 6% não souberam responder.

Os resultados se assemelham aos obtidos pelo Datafolha e pela Quaest na semana anterior. Ambos mostraram Capitão Wagner na liderança (com 29% e 31%, respectivamente), seguido por Sarto (com 23% e 22%, respectivamente).

Postagem Anterior Próxima Postagem