Articulações dos candidatos para o segundo turno. André Fernandes terá votos de aliados do prefeito José Sarto e da deputada Luizianne Lins



O candidato Evandro Leitão (PT) é o adversário do pessoal do PDT, de aliados de Luizianne Lins (PT) e os do Capitão Wagner. Estes, não estarão apoiando os bolsonaristas, mas por razões diferentes querem derrotar o candidato do PT, e também pelo fato de, no futuro, André ser o adversário menor do que Evandro poderá ser, estando prefeito no ano da eleição estadual (2026), e na disputa municipal de 2028. Não haverá manifestação expressa, de ninguém ligado a Sarto e a Luizianne, em favor de André. Da parte do pessoal do Wagner, pode até acontecer, por conta das ideologias. Da parte dos demais, não pega bem o apoio a André.

Aliados de Ciro Gomes, derrotaram Eunício Oliveira, candidato de Camilo Santana ao Senado, nas mesmas eleições em que Camilo foi reeleito governador, com uma expressiva votação. Antes, bem antes, ainda no período das ditadura militar, era governador do Estado do Ceará, o coronel César Cals de Oliveira. Cesar lançou como seu candidato ao Senado, Edilson Távora. Este era deputado federal. Politicamente, três coronéis do Exercito comandavam a política cearense naquela época, todos ligados aos generais ditadores. Pois bem, sem alarde, e sequer com qualquer manifestação pública, César Cals teve o seu candidato derrotado.

Virgílio Távora, um dos três coronéis, o outro era Adauto Bezerra, foi o responsável pela derrota de Edilson Távora, e pela vitória de Mauro Benevides, que era uma das lideranças do PMDB, o único partido de oposição ao regime ditatorial. Virgílio, nem no Ceará estava no período eleitoral. Os seus liderados, silenciosamente comandados por Manuel de Castro, o mais importante aliado político de Virgílio Távora, cuidou de derrotar o candidato do governador César Cals.

Luizianne quer derrotar Evandro Leitão, não por ele em si, mas pelos seus padrinhos, Camilo Santana e o deputado José Guimarães. Ela é inimiga de Camilo, que, se Evandro for eleito. arrostará para si todo o mérito. Quanto ao deputado José Guimarães, Luizianne espera o momento para mostrar sua força ao impedi-lo de concretizar o sonho de ser senador da República. Não haverá acerto de combinação entre Luizianne e pedetistas, o mesmo objetivo é o que os une.

O PDT, com a derrota de Sarto, tende a desaparecer no Ceará, mas muitos dos atuais filiados do partido ficarão juntos. Eles vão procurar um norte, mas com certeza o próximo ponto de chegada, passa distante dos petistas que hoje comandam o Governo do Estado, tendo Camilo Santana, como o inimigo primeiro. Inimigo, sim, pois se acham traídos por ele. A propósito, ao contrário da ideia que o ex-governador passa, de um homem cordial, ele é, na verdade, um político rancoroso e de muito pouco confiabilidade. A petista Luizianne Lins, tem esse sentimento.

Postagem Anterior Próxima Postagem