O PSB, que elegeu oito nomes em 2020, chegou a 65 neste ano. O que chama a atenção nesse caso específico, é que o psdbista correu sem apoio de Lula e a força da máquina do Governo Federal.
Pela segunda vez, o senador Cid Gomes mostra força e elege cerca de pelo menos 65 prefeitos pelo PSB no estado, tornando-se a maior liderança política do Estado e expandindo seu domínio no Ceará, proporcionalmente. O PSB, que elegeu oito nomes em 2020, chegou a 65 neste ano.
O que chama a atenção nesse caso específico, é que o psdbista, mesmo sem apoio do presidente Lula (PT) e a força da máquina do Governo Federal, desbancou grandes caciques do PT no Ceará como Camilo Santana (PT), governador Elmano de Freitas (PT) e deputado Guimarães (PT), mesmo estando aliado ao mesmo grupo político no Estado.
Essa é segunda vez em que Cid mostra força política. A primeira foi quando filiou 40 prefeitos de uma só vez, ao PSB-CE, ainda em fevereiro. Logo após o primeiro turno das eleições 2024, Cid comemorou o desempenho do seu partido na eleição, apesar da grande derrota histórica em Sobral com Izolda Cela em seu berço político, onde ele próprio, familiares ou aliados governavam há quase 30 anos. No pleito deste ano, a ex-governadora Izolda Cela (PSB) foi derrotada pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União).