Pai de Camilo Santana, é nomeado para cargo comissionado na Prefeitura de Fortaleza

Eudoro Santana (89), pai de Camilo Santana, já atuou nas gestões de Roberto Cláudio e Sarto, agora vai atuar na gestão de Evandro. Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito Evandro Leitão (PT) nomeou o presidente estadual do PSB e pai do ex-governador do Ceará e ministro da Educação Camilo Santana, Eudoro Santana, para o cargo de coordenador especial da Coordenadoria Especial de Programas Integrados, vinculada à Secretaria de Governo. Essa é a terceira passagem do ex-deputado como ocupante de cargo na Prefeitura de Fortaleza, pois lá já atuou nas duas últimas gestões.

No Governo Roberto Cláudio, ainda quando havia aliança entre os grupos, o então prefeito nomeou Eudoro como superintendente do Instituto do Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor. Já no início da gestão Sarto, o pedetista indicou o pai de Camilo Santana, em 2021, para a função de coordenador da Coordenadoria Especial de Programas Integrados, a qual ele retorna agora.


Veja o que diz o ato do prefeito Evandro:

ATO 0894/2025 – GABPREF – O PREFEITO MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE nomear, nos termos do art. 11, item II da Lei nº 6.794, de 27.12.1990, do Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza, publicado no DOM n.º 9.526 – Suplemento de 02.01.1991, EUDORO WALTER DE SANTANA, para exercer o cargo em comissão de COORDENADOR ESPECIAL, simbologia S-1, do(a) COORDENADORIA ESPECIAL DE PROGRAMAS INTEGRADOS, integrante da estrutura administrativa do(a) SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, a partir de 03/02/2025. Evandro Sá Barreto Leitão – PREFEITO DE FORTALEZA.

Eudoro Santana é aposentado da Petrobras, recebe pensão integral como ex-deputado estadual e recebe gratificação como conselheiro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), indicação feita após mudança no regimento interno da empresa. Aliás, a indicação de familiares do ministro Camilo Santana para cargos em equipamentos públicos tem sido motivo de críticas da oposição.

O caso mais recente envolveu a nomeação de Onélia Santana, mulher de Camilo, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Tiago Santana, que é irmão do ministro, preside o Instituto Mirante, voltado para a Cultura, e vez ou outra é citado por conta do expressivo volume de recursos recebidos da Secretaria de Cultura.

Postagem Anterior Próxima Postagem